Mesmo esse sendo um ano de crise, as vendas de final de ano podem ser excelentes
Independentemente da situação econômica atual no Brasil e no mundo, o final do ano é sempre um momento de esperança. As férias trouxeram mais vitalidade à economia e aumentaram a demanda por serviços e produtos. Para se destacar no novo ambiente, você precisa estar preparado e focar nos resultados, principalmente na satisfação total do cliente.
Para ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo a alta temporada e conquistar melhores lucros, o consultor de negócios Eli Cintra listou 5 dicas para você impulsionar suas vendas de final de ano. Veja quais são!
1. Investir na capacitação da equipe
O primeiro passo para alcançar bons resultados no final do ano é ter uma equipe qualificada e preparada para atender à exigência do mercado. Para isso, é fundamental que os empresários invistam na equipe, principalmente na equipe de vendas, ministrando treinamentos e palestras sobre como se comportar e trabalhar na alta temporada. Lembre-se de que funcionários treinados são mais capazes de atender às necessidades do cliente e, assim, fechar negócios e vendas com mais eficácia. Dessa forma, você pode melhorar as vendas e os lucros. O Especialista Eli ressalta que empresas que praticam de forma constante e sistemática a capacitação dos colaboradores obtém resultados mais expressivos durante todo o ano e aproveitam melhor os períodos de sazonalidade.
2. Defina suas metas de venda
Quais são as metas de venda para o fim de ano de 2020? Para ter sucesso nas vendas, você precisa ter esse número bem definido. Essa é uma maneira fácil de aumentar as vendas de final de ano de uma empresa. Definir a meta que uma empresa deseja perseguir é uma forma de motivar todos os funcionários e melhorar o desempenho da empresa.
3. Verifique como está seu estoque (capacidade de atender novos clientes)
Um vendedor profissional também precisa se preocupar com a capacidade da sua empresa de absorver novos clientes. Imagina que as vendas no final do ano irão aumentar, você tem estoque suficiente para oferecer para o cliente? Sabe se a esteira de entrega permite realizar o serviço no tempo esperado? Não existe nada mais frustrante para um cliente que passar por todo processo de compra e, apenas no final, descobrir que terá que esperar até ter o produtoqserviço. Além disso, nesse tempo as entregas precisam ser rápidas, pois, muitas vezes, o consumidor deixa para fazer a compra na última hora, mas precisa do produto para antes do Natal. Por isso, antes de começar uma venda, tenha certeza de que o produto está no estoque.
4. Entenda seu cliente
Estamos passando por um momento de crise de saúde e financeira. Com isso, as comemorações de fim de ano acabam sendo um refúgio para todos. Então, as compras de fim de ano não devem ser mais um momento de estresse. Entenda a dor desse cliente, o que ele precisa e o que você pode oferecer a mais para ele. Saiba fazer as perguntas certas e seja certeiro nas dicas. Também, é muito importante responder seu cliente em tempo real. Não deixe para passar orçamentos depois de dias.
5. Atendimento e pós-venda
Não importa se o canal está online ou offline: ele precisa ser mantido em todos os sentidos. Invista em uma equipe bem treinada para vendas e pós-atendimento. Atrair e construir fidelidade está bem aqui. Além disso, fazer pesquisas de opinião com seus clientes para entender sua satisfação ou não é muito importante. O vendedor profissional que seguir essas dicas, com certeza terá sucesso em suas vendas. Acompanhe nosso blog para conferir mais dicas para alavancar seus negócios.