Marketing 4.0: Qual será o próximo?

O consumidor não quer mais esperar. O mundo acontece em tempo real!

Se você trabalha com Marketing ou Vendas, ou é alguém que sempre busca novos conhecimentos sobre gestão e negócios, provavelmente, já ouviu falar sobre o “Marketing 4.0”. Mas você realmente compreendeu do que se trata essa nova Era do Marketing?

O que é o Marketing 4.0?

O Marketing 4.0 por muito tempo ficou conhecido como o marketing da era digital. Mas, é preciso ir além e entender que, hoje em dia, a era digital é muito ampla e o comportamento do consumidor está mudando.

Marketing do tempo real

As coisas acontecem em tempo real e é isso que um vendedor precisa entender. O consultor de negócios Eli Cintra explica é que um cliente quando está com um smartphone nas mãos não fica mais esperando 1 ou 2 dias para que um e-mail seja respondido. As coisas precisam acontecer rápido. “A vida agora é em tempo real. Poucas pessoas compram um jornal impresso! Isso porque aquelas notícias são de ontem. Nós queremos saber o que está acontecendo neste momento e não amanhã – e isso não só na minha cidade, no mundo todo!”, afirma.

No mundo das vendas é isso que acontece. Vendedores precisam entender como estão interagindo com seus clientes. É preciso interagir em tempo real e é esse o conceito do marketing do tempo real ou real-time marketing.

O marketing do tempo real é uma estratégia consistente com as atuais características de imediatismo do mundo. Conforme as demandas do público se tornam cada vez maiores, o foco em estabelecer a comunicação certa, no momento certo e no canal certo deve se tornar uma prioridade.

Interaja em tempo real

Quando um cliente, por exemplo, faz uma reclamação e você espera para responder até mesmo semanas depois, você corre o risco de ele não esperar sua resposta e fazer uma publicação pública com a reclamação e, dessa forma, manchar a imagem de sua empresa.

Quanto tempo você demora para atender uma solicitação do seu cliente? O cliente quer saber o máximo possível o quanto antes. Quando a demora é grande, você corre o risco de perder tudo que havia construído durante seu processo de venda, tudo que fez em todas as etapas até esse momento não valem muito se você demora demais para atender seu cliente. Quem não atende o cliente em tempo real o perde para outros fornecedores que o fazem.

Vantagens

Mas quais são as vantagens desse método? Dominar o conteúdo das notícias pode aumentar a participação do público e a proximidade com a marca. A partir do cenário traçado pela campanha de marketing, o público pode identificar informações e iniciar um diálogo, que pode abranger outras áreas e ampliar o escopo do negócio e, é claro, melhoras as vendas.

Campanhas de marketing em tempo real eficazes são criadas por meio das quatro práticas a seguir:

  • Escute seu público;
  • Não perca o timing;
  • Seja ágil;
  • Aposte na segmentação do conteúdo.

Sobre o autor


Eli Cintra é Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School. Atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha a mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas, sendo a JUMP uma reformulação da primeira consultoria comercial desenvolvida pelo Eli, conhecida como ENEC – Escola de Negócios, que operou dessa forma por 5 anos até que viesse a reformulação do negócio. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. Eli Cintra é Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, é Trainer certificado pela Success Resource, é Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e é autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.

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