O bom atendimento é fundamental para oferecer uma excelente experiência de compra
Você já foi em uma loja e foi mal atendido? Quando isso acontece, muitas vezes, mesmo que precisamos do produto e gostamos do preço, acabamos procurando outra opção com o melhor atendimento ao cliente. Isso porque como somos tratados é algo fundamental para a nossa experiência de compra.
Muitas empresas ainda têm a ideia de que o atendimento só ocorre quando a venda é realizada. Mas, esse pensamento é um grande erro e já está sendo percebido por novas empresas que estão antenadas que a necessidade de um bom atendimento vem muito antes da venda.
Atendimento gera rede de indicação
O consultor de negócios Eli Cintra explica que atender bem faz parte de uma estratégia para geração de mais negócios e mais oportunidades para a empresa. “Quando eu atendo bem, eu sou referenciado. Além disso, uma boa experiência gera uma boa emoção que fica registrada para o cliente. Dessa forma, quando o cliente encontrar alguém com um problema similar com o que ele teve, isso estará registrado na memória dele e, então, ele irá indicar a empresa”, afirma.
De acordo com o relatório Global Trust in Advertising, da Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço. Ou seja, gerar um excelente atendimento, além de fidelizar aquele cliente, é a porta para a entrada de novos clientes.
Atender bem não é somente vender
Eli Cintra também lembra que atender bem não significa apenas vender através de um bom atendimento. “Atender bem é atender mesmo quando a venda não irá acontecer. É muito saudável você ter uma grande rede de referenciamento. Mesmo que a pessoa acabe, por algum motivo, não fazendo a compra, ela pode indicar sua empresa como um local de bom atendimento”, afirma.
Quando uma empresa cria uma imagem de ter um bom atendimento, até mesmo quem não é seu cliente passa a referênciá-la. Isso porque as pessoas passam a ouvir tanto que o atendimento é bom que elas começam a confirmar isso para pessoas que eventualmente tenham necessidade do produto ou serviço que a empresa oferece.
Atendimento em alto padrão
Mas o que é um bom atendimento? Ser educado com os clientes? Mostrar os produtos e preços? Ouvir e respeitar o cliente? Eli Cintra lembra que tudo isso é o básico e que para um atendimento realmente ser bom ele deve ter um alto padrão.
Uma empresa só pode dizer que tem um bom atendimento quando atende com excelência e padrão, ou seja, em alto nível e para todos os clientes. “Não adianta fazer um bom atendimento de vez em quando. É preciso gerar uma excelente experiência em todas as oportunidades”, finaliza.
*Eli Cintra – Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. É Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, Trainer certificado pela Success Resource, Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.