As 8 diferenças entre o Empresário Produto e o Empresário Vendedor

PRODUTO OU VENDEDOR?

Na empresa em que é líder você faz parte do time do Produto ou do time do Vendedor?

Teamwork and team spirit

Faz pouco tempo visitei uma empresa em uma pequena cidade aqui perto de Bauru. O empresário me conheceu num evento e foi premiado com um diagnóstico comercial da ENEC Escola de Negócios. Inclusive essa é uma excelente maneira de criar novas oportunidades de negócios. Ofereça como brinde para potenciais clientes uma “avaliação” gratuita do serviço que você executa.

Pois bem, chegando na empresa eu queria conhecer a área comercial, as pessoas que vendiam e como é o Processo de Venda. “Mais só que não”, o empresário me levou para linha de produção, mostrou todo o estoque e como os insumos eram recebidos, tratados e depois ainda me mostrou todo o processo de produção com riqueza de detalhes. Ficamos umas duas horas vendo tudo que se referia a como construir aquele bendito produto.

Quase sem me conter, tive que lembra-lo com muito cuidado, eu estava ali única e exclusivamente para realizar um diagnóstico comercial sem custo algum e portanto meu conselho era tratarmos deste tema. Sabe o que ele me disse? Claro, vou te apresentar a “Fulana de Tal”, ela vai falar sobre vendas com você.

AS 8 DIFERENÇAS ENTRE EMPRESÁRIO PRODUTO E EMPRESÁRIO VENDEDOR

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QUAL A CONCLUSÃO?

No livro “As 7 descobertas para construir uma poderosa máquina de vendas” do renomado José Luiz Tejon e o Edilson Lopes, é utilizado reiteradamente a expressão “Empoderamento Comercial”. Confesso que antes de compreender totalmente o significado dessa expressão eu acreditava que todo líder estava o tempo todo atento ao que é mais importante em uma organização. Só o empoderamento da liderança pode contaminar todo o time e fazer com que a empresa torne-se uma organização verdadeiramente comercial.

Passei a observar e percebi que são poucas as pequenas e médias empresas cujo o maior líder possui essa disciplina. Notei também que raramente encontro uma empresa com resultados ruins que o líder costuma ser um “Empresário Vendedor”. Já nas empresas com o “Empresário Produto” as coisas estão sempre “feia com as vendas”. Mas e o produto? Esse tá uma beleza na prateleira do estoque ou em baixo do balcão de atendimento!

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