Seja um profissional de vendas e depois relacione-se!
Você já foi atendido por algum vendedor que não conhecia muito bem o produto ou serviço? As vezes não conhecia nem superficialmente o que vendia, mas diante das constatações e principalmente por que ouvia todo mundo dizer que venda é relacionamento, passou a depositar todas as fichas em se relacionar bem. Excelente atitude, certo?
Só que não!
Eu acredito que um profissional de vendas deve reunir características que somadas o levam para a condição de profissional. Dominar conceitos relativos a construção de bons relacionamentos é muito importante, mas o alicerce desta estrutura sempre vai passar por saber identificar e solucionar o problema, ou seja, conhecer muito bem o produto ou serviço que vende.
Humor por exemplo é uma das coisas que percebo faltar em vendedores. Se você não é uma pessoa corriqueiramente bem humorada é melhor procurar outra área. Eu gosto e você também gosta de falar com pessoas bem humoradas e otimistas.
Um outro aspecto fundamental é o profundo conhecimento do produto como mencionei anteriormente. Não me refiro aqui ao conhecimento técnico ou mesmo o conhecimento da composição e mais um monte de detalhes que não são compreendidos pelos clientes e portanto são desinteressantes e desnecessários.
Estou me referindo a conhecer muito bem os problemas que seu produto resolve e como isso funciona não só na sua cabeça. Talvez saber como isso funciona na sua cabeça nem seja importante, porque o importante mesmo é saber como funciona na cabeça de seus potenciais clientes ou pessoas com quem você vai se relacionar.
Que problemas seus clientes possuem e como você pode abordar sobre eles de maneira interessante? De que forma pode provoca-los a querer continuar a saber sobre a solução e sobre as suas considerações?
São as considerações de um especialista que ele já admira, confia e tem prazer de se relacionar.
Então conhecer bem o produto significa um conhecimento profundo de problemas, aplicabilidade das soluções juntamente com o alto poder de relacionamento além de maestria em concluir a venda e tornar o cliente além de seu admirador uma pessoa melhor do que você encontrou.