Você promove o empoderamento da sua equipe de vendas?

Como andam os resultados da sua equipe?

Uma maneira simples de aumentar os resultados da sua operação é dando empoderamento comercial a sua equipe!Mas o que é isso, e como aplicar no meu negócio?

Basicamente uma equipe empoderada é aquela que conhece suas metas e objetivos, acompanha o resultado frequentemente e segue o processo de vendas em todos os atendimentos. Dessa forma todos permanecem unidos em busca daquilo que foi proposto.

Para empoderar sua equipe precisamos realizar algumas atividades que já são presentes na maioria das operações comerciais de sucesso.

Primeiro, você precisa ter um processo de vendas para que seus vendedores sejam treinados a executar os atendimentos da melhor forma. Com isso, além de padronizar o alto nível nos atendimentos, a parametrização dos resultados se torna mais fácil e precisa, podendo observar resultados individuais de cada vendedor em fases especificas da venda.

Em segundo lugar, sua equipe precisa ter metas e objetivos.

Para os que ainda não conhecem, metas e objetivos são conceitos diferentes porem igualmente relevantes para seu sucesso. Metas são por definição temporais e mensuráveis, ou seja, é um resultado esperado em um período de tempo previamente determinado e deve ser de caráter quantitativo. Geralmente as operações definem metas semanais ou mensais para sua equipe, que basicamente reflete o resultado que a organização espera do seu funcionário no período em questão.

Caso você ainda não trabalhe com metas e tem dúvidas de como construí-las, você precisa observar 3 fatores. Sendo eles o seu histórico de vendas, o seu potencial de vendas e a sua necessidade. Através do histórico podemos ver quanto sua empresa pode vender, e baseado nisso construímos uma meta atingível e que supri a necessidade financeira da empresa.

Os objetivos têm caráter coletivo na organização e são motivadores para sua equipe. Eles podem ser atemporais, e são por definição aquilo que você quer alcançar quando realiza uma ação. Pense em algo desafiador porem alcançável, um exemplo seria: “o objetivo dessa empresa é ser a maior vendedora da cidade em seu ramo”. Um objetivo possível mas que exige alto nível de comprometimento da equipe.

Depois de estruturar seu processo de vendas e construir as metas e objetivos, é necessário que a equipe acompanhe sistematicamente os resultados, tanto o realizado como a projeção (meta).

Faça reuniões de equipe semanalmente, assim você pode apresentar todo o resultado da operação para todos os membros, agradecer aos destaques da equipe e motivar aqueles que deixaram a desejar. Essa é uma excelente forma de reconhecer os bons funcionários e fazer com que eles não percam o foco, além de incentivar os outros a buscarem resultados tão bons quanto os demais.

Ter a equipe dos sonhos só depende de você. Tenha planejamento, desenvolva uma estratégia e empodere sua equipe!

Boas vendas a todos

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