Cliente chato: como lidar para conseguir realizar a venda?

Quem nunca teve um cliente chato? Pessoas são totalmente diferentes e na hora de vender acabamos tendo de lidar com clientes que não gostamos de atender. Mas é possível fazer a venda mesmo assim? O consultor de negócios Eli Cintra acredita que sim.

Veja no artigo abaixo algumas dicas para lidar com a situação e vender mais.

Cliente chato existe?

Eli Cintra aponta que o mais importante é que o vendedor profissional nunca deve falar que um cliente é chato. “Ele deve entender que cliente é cliente. O que ele precisa é construir relacionamento, gerar confiança e transformar aquela ocasião em vendas”, explica.

Além disso, Cintra lembra que é muito desagradável e incorreto um vendedor profissional criar esse estigma para um cliente: que ele é chato.

Encare o desafio

Outro ponto importante é que esses clientes que dificultam o atendimento podem, na verdade, ser um grande desafio do tipo “fazer de um limão uma limonada”. Isso porque esses clientes são verdadeiros treinadores para os vendedores.

“Eu gosto de dizer que uma venda que me deixa muito contente é uma venda que o cliente mostrava ter muitas objeções e eu consegui contornar e realizar a venda. Essa é a venda que me dá muito prazer. Aquela venda que já chega pronta me deixa alegre, mas parece ser que ele compraria de qualquer vendedor. Já quando o cliente é mais resistente, eu encaro como um desafio vencido”, afirma Eli Cintra.

Ou seja, a forma com que você encara a situação fará muita diferença. Se você pensar que o cliente é chato, irá desistir sem mesmo tentar. Já se você pensar que é um cliente desafiador, você irá contornar a situação e até fidelizar esse cliente.

Alcance novos patamares

Quando um vendedor pega um “cliente chato” e decide encarar o desafio ele irá se auto treinar e alcançar novos patamares. “Ao lidar com um cliente assim, o vendedor deve pensar ‘é com esse cliente que irei usar todas as minhas ferramentas’. Porque é o momento dele verificar quais ferramentas ele está usando e onde precisa melhorar”, afirma.

Quando, logo no início de uma venda, um cliente começa a mostrar objeções e o vendedor desiste, isso é sinal que este vendedor, provavelmente, também não alcança os resultados esperados em nenhuma outra venda.  Assim, ele não avança financeiramente ou mesmo em sua própria carreira.

Por outro lado, um bom vendedor profissional, diante de um cliente com muitas objeções, coloca as ferramentas para funcionar.

O respeito é muito importante

Eli Cintra lembra que quando falamos de cliente chato, estamos falando de um cliente que faz objeções, mas que respeita o vendedor. “Um cliente chato não pode ser aquele que falta com o respeito. Um cliente que maltrata, ofende ou xinga o vendedor é aquele que deve deixar de ser considerado cliente”, alerta.

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de outras dicas para alavancar as suas vendas.

*Eli Cintra – Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. É Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, Trainer certificado pela Success Resource, Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.

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